Wednesday, February 28, 2007

"O meu bico é o peito do pé dos outros jogadores"

É o atleta com mais anos de Briosa, uma autêntica lenda viva do futsal academista. Há 3 épocas ficou conhecido como o goleador "CEM" limites e é actualmente o capitão da AAC. Luis Santos até poderá ser um nome que não reconhecem, mas certamente que Luisinho todos sabem quem é... Neste primeiro "À conversa com o Zé...", o 10 academista revelou alguns segredos, ambições e lamentou algumas situações. Foi sem dúvida um momento divertido este que o Zé Guerra Online passou com o Luisinho.

ZÉ GUERRA ONLINE (ZG) - Porque não usas o teu fato de treino Adidas mais vezes?
LUISINHO (L10) - Porque um dia decidi sair com o meu companheiro Russo, ia ele de calças de ganga e com seu casaco Legea da AAC, apresentava-me eu com o meu fato de treino Adidas e qual não foi o meu espanto quando fomos impedidos de entrar na Dancetaria “A Noite”, alegando o porteiro que o nosso vestuário não era o adequado aos padrões da casa. Como deves calcular Zé, o fato de treino nunca mais saiu do armário. N.R. – Felizmente tu e o Russo saíram do armário…

ZG - Se em vez de jogador fosses músico que tipo de música tocariam os teus"pés"?
L10 - Os meus pés tocariam a música daquele que, para mim, estava muitos anos à frente do seu tempo…António Variações, esse Senhor da música portuguesa.

ZG - Descreve-nos o teu dia-a-dia
L10 - Essa pergunta faz-me lembrar um velho provérbio escocês: “cada dia é como cada golo, diferente espiritualmente”. N.R. – A mim faz-me mais lembrar outro velho provérbio…”Em Abril águas mil”, “Calças brancas em Janeiro é sinal de pouco dinheiro".

ZG - Concordas com o facto de a braçadeira cortar a circulação por ser demasiado apertada e isso condicionar o teu jogo? E já agora, achas que o André jogar de camisola cor-de-rosa influencia negativamente a equipa?
L10 - O facto de ter feito ginásio ajudou-me a superar essa situação, na medida em que o aumento da massa muscular acabou por ter um efeito inversamente proporcional. Isto é, a braçadeira acabou por ceder à força dos músculos e acabou por alargar um pouco, deixando assim de condicionar o meu jogo. Já o Andrézito usar uma camisola cor-de-rosa é uma questão muito delicada, pode ferir susceptibilidades no seio do plantel e eu vou optar por não responder a esta questão.

ZG - O que farias se não te tivessem dado a mão?
L10 - Provavelmente teria deixado de jogar futsal e estaria com Zito na roulote a vender cachorros, com barriga maior que a dele. N.R. - Qué Meuuuu...

ZG - Quais são os treinadores que mais admiras na série ?
L10- Luís Vieira e Martinho claro.

ZG - 5 Ideal do passado e do presente, tu tens de fazer parte desse 5!
L10 - Passado: Ricardo Furtado, Rui Moreira, André Matos, Gonçalo Barão e Luisinho. Presente: Luisinho e mais quatro à escolha do mister.

ZG - Diz numa palavra o que significa para ti: Futsal, Académica, Desportivo deBeja, Lasanha, Ponce Leão, 13 Maio.
L10 - Agora tramaste-me bem Zé, se alguém conseguir responder a isso que me avise depressa.N.R. - Quem quiser responder é favor enviar resposta para zeguerraonline@hotmail.com

ZG - O número 10 normalmente é utilizado por jogadores com capacidades técnicasacima da média, porque é que tu o usas?
L10 - Exactamente por isso, pela técnica apurada no 1x1, pela refinada do remate de bico e pela técnica daquilo que de mais belo existe no futsal: o golo…

ZG - Qual o significado sentimental que tem para ti a tua camisola "Replay" epelo qual tu insistes em usar?
L10 - O significado sentimental prefiro guardar para mim, em relação ao facto de insistir em usá-la é uma tremenda mentira. Fui obrigado a arrumá-la junto do fato de treino Adidas devido ao facto de não ter aguentado a pressão dos analistas de moda( disfarçados de jogadores de futsal) que diariamente “limpam” o balneário da AAC, ou alguém voltou a ver o casaco camuflado do Zito também?! N.R. – Desculpa lá Luís, mas a mim ninguém me vai obrigar a deixar a minha meia branca quentinha.

ZG - Porque é que decidiste fazer a tua 1ª quebra no meio aos 26 anos e apósmuitos anos de futsal nas pernas?
L10 - Sinceramente não sei, é daqueles momentos que acontecem uma vez na vida, pura magia e inspiração. Será certamente difícil de repetir algo tão magnifico…

ZG - Quantos golos prometes ainda marcar este ano? Achas que marcas mais que Gyano+Nestor+Gelson?
L10 - Não brinques comigo Zé, pensava que isto era uma entrevista séria…

ZG - Qual o clube que gostavas mais de representar Real Conchada, São João Pé deCão, U D R Cernache, Santa Clara, Ribeira de Frades, Lordemão ou mesmo oViseu Futsal 2001?
L10 - Todos sabem que amo a Académica e é aqui que quero jogar para sempre…

ZG - "vais levar poucas vais" e "profundidade" dizem-te alguma coisa?
L10 - Dizem sim…dizem que a humildade é fundamental para se conquistarem vitórias!

ZG - Como consegues dar três toques sem a bola cair ao chão?
L10 - Essa pergunta é nitidamente para me deitar a baixo, sabes muito bem que não consigo dar três toques numa bola.

ZG - Descreve o melhor golo que tenhas marcado até hoje?
L10 - Não há nenhum golo que eu possa eleger como o melhor. Todos os golos são especiais, mas sem dúvida que aqueles que são marcados nos últimos segundos e dão vitórias são mais saborosos.

ZG - Pevides ou pistachos?
L10 - Nem uma coisa nem outra, “Empalhada” é a minha escolha. Aos leigos digo que uma “empalhada” consiste num pires dividido em amendoins e tremoços. N.R. – E eu digo-te que te devias preocupar mais em treinar bem em vez de passares horas nos cafés a comer dessas porcarias e a beber cerveja.

ZG - Porque é que mesmo assim não entendes?
L10 - Porque sou uma pessoa absolutamente confiante nas minhas capacidades, sei aquilo que valho e aquilo que posso fazer, não podendo portanto ficar feliz e acomodado, especialmente quando em vez de almofada é mesmo madeira.

ZG - Alguma vez pensaste para que é que servia o teu pé esquerdo?
L10 - Essa é uma falsa questão amigo Zé, os que esperavam que eu dissesse que servia para entrar no autocarro vão sofrer um duro golpe, não ando de transportes públicos. N.R. Isso é mais grave do que nós pensávamos…então para que é que serve?

ZG - Como encaraste o facto de ficar de fora da lista de convocados para oMundial Universitário, após a boa prestação em 2004?
L10 - Essa é daquelas coisas que não entendi mesmo. Depois de ter sido o melhor marcador da selecção universitária no Mundial que decorreu em Palma de Maiorca e de ter conquistado o meu lugar na equipa à medida que o torneio avançava, era legitimo pensar que poderia estar presente no mundial de 2006. Infelizmente o seleccionador assim não o entendeu e optou por outros jogadores. Tratei logo de ver o lado positivo da questão, adeus estágios de Agosto e olá férias de verão como elas devem ser…N.R. Tu por acaso és um gajo que se pode queixar de falta de férias…

ZG - Qual o treinador que mais te marcou positivamente até hoje? E negativamente?
L10 - Todos os treinadores deixam as suas marcas. No entanto, aquele que mais me marcou foi sem duvida o Nuno Ponce Leão, foi o meu primeiro treinador e foi ele que me lançou na modalidade. Muito sinceramente tenho pena que tenha deixado, ao que tudo indica de forma definitiva a modalidade. O Prof Francisco Batista e o Arlindo Matos marcaram uma era na Académica. Negativamente nenhum deixou a sua marca, continuo a fazer aquilo que mais gosto, portanto mesmo que algum tenha tentado não o conseguiu.

ZG - Qual foi, para ti, o melhor jogador com que treinaste na AAC, ao longodestes anos todos?
L10 - Uma pergunta que eu aposto que foi feita pelo André Matos…Infelizmente não tenho outra hipótese e vou ter de lhe alimentar o ego como ele desejava, sim André foste tu…E sim, também foste o jogador que me deste mais golos a marcar até hoje! (Esta era a pergunta que o Zé decidiu tirar por achar vergonhoso que um jogador se queira auto promover desta maneira!)

ZG - Quando mandas um "bico" na bola, sabes para onde ela vai?
L10 - Obviamente que sim, o meu bico é o peito do pé dos outros jogadores!N.R. - Então o que é que tens contra os placards da Bascol e contra o marcador electrónico?!

ZG - Se não fosse o Ferrão como carregavas o telemóvel?
L10 - Pura e simplesmente não carregava. Nos anos em que o Ferrão esteve no Cernache apenas por duas vezes carreguei o telemóvel e isso porque o encontrei a lanchar no C.C., prontificando-se de imediato a se deslocar comigo ao Multibanco mais próximo. Por isso costumo dizer que gosto muito de o ter na AAC, mas que financeiramente não me compensa.


Foi muito agradável este bocadinho contigo amigo Zé, aproveito para te dar os parabéns por este espaço e pela forma como consegues gerir toda a secção. A situação dos pins, porta-chaves e canetas é ilustrativa da tua forma de estar séria neste grande clube que é a Académica.
FORÇA BRIOSA…

No comments: